Retificadores
Estes sistemas estão presentes em diversos segmentos da indústria de: papel e celulose, refinarias e plataformas de petróleo, mineração, siderurgia, ferroviário, de geração e distribuição de energia dentre outros, cujos processos não podem sofrer interrupção na alimentação. Como exemplo: sistemas de instrumentação e controle, telecomunicações e equipamentos como CLP’s, relés, disjuntores de alta tensão de proteção, etc.
Inversores
O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico capaz de variar a velocidade de giro de um motor de indução trifásico (um tipo de motor elétrico que funciona a partir de dois gigantes campos magnéticos). Ele transforma a corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável, controlando assim a potência consumida pela carga através da variação da frequência entregue pela rede.O inversor de frequência tem como principal função alterar a frequência da rede que alimenta o motor, fazendo com que o motor siga frequências diferentes das fornecidas pela rede, que é sempre constante. Desta forma pode-se facilmente alterar a velocidade de rotação do motor com mais eficiência.
Estabilizadores
O estabilizador de tensão é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos, pois garante uma tensão estabilizada e livre dos principais distúrbios da rede elétrica (surtos, subtensão e sobretensão).Quando há um aumento significativo de distúrbios na eletricidade, o estabilizador de tensão regula a voltagem recebida por cada aparelho eletrônico para evitar que ele queime.
Se não fosse o estabilizador, no momento em que há uma queda de energia, os aparelhos desligariam de forma abrupta e poderiam queimar.
Mas isso não acontece quando você tem um estabilizador de tensão, porque ele tem um fusível de proteção, que queima em situações de grande instabilidade de tensão na rede elétrica, para que o fornecimento de energia seja interrompido e não afete diretamente o aparelho.
